quarta-feira, 20 de março de 2013

Projetar Pessoas por Jaqueline Fontes de Oliveira



Pote de Valores


1-Perfil do Entrevistado

Perfil: Jaqueline Fontes de Oliveira, 45 anos, Graduação em Programação Visual na UEMG e Pós-graduada em Análise de Sistemas de Informação na UNA, nascida em Visconde do Rio Branco, mas mora em Belo Horizonte, casada e tem um filho. Atualmente exerce o cargo de Analista de Sistemas, empresa Prodabel.  Participa da equipe que está desenvolvendo o Sistema de Parcelamento de ISS do Projeto SIATU.
 

2-Para você o que é Projetar Pessoas?

Significa compartilhar experiências para motivar as pessoas.

Quero aproveitar o espaço para fazer uma homenagem a uma mulher chamada Ginetta Caliari, contribuiu para a minha formação pessoal. Eu a conheci quando tinha 11 anos e seu sonho era viver para se tornar Santa. No dia 8 de março de 2013, Dia Internacional da Mulher, abriu-se uma nova fase do seu processo de beatificação: do Brasil ao Vaticano.

"Ela foi co-fundadora do Movimento dos Focolares no Brasil, passou 40 anos da sua vida no Brasil, contribuindo admiravelmente para o progresso espiritual e social do nosso país. Tanto que a sua memória foi celebrada na Câmara dos Deputados em Brasília, nas Assembleias Legislativas de 10 estados e nas Prefeituras de 10 cidades; a Câmara Municipal de São Paulo concedeu-lhe o título de cidadã honorária. Foi reconhecida como modelo de vida também por líderes e seguidores do judaísmo, islamismo e budismo, com os quais havia estabelecido um diálogo fraterno."  (do blog http://ginettacalliari.blogspot.com.br/)

Ela me ensinou a ver longe, sonhar alto, ter a força, coragem e fé, não parar os erros e limitações, seguir em frente fazendo a Vontade de Deus mesmo quando a lágrima era necessária e justificada. Ela também me ensinou a enfrentar a vida com dignidade daqueles que sabem que são amados por Deus.

Ela dizia: “É necessário mudar o homem: é preciso ter homens novos para dar origem a estruturas novas, cidades novas, um povo novo.

Obrigada por tudo Ginetta!!!

3-Conte uma vivência aonde você foi projetado enquanto pessoa,
A minha primeira experiência profissional foi como auxiliar administrativo na área do CPD do Banco no Banco Credireal.  A convivência com os programadores e Analistas de Sistemas despertou em mim o interesse pela área de informática. Comecei fazendo alguns cursos de lógica de programação em paralelo com o meu curso de graduação.

Um dia surgiu a oportunidade de participar de um treinamento para formação de programadores nas linguagens Cobol e Natural para computadores Mainframe. O meu esforço e dedicação foram recompensados com o convite para trabalhar na equipe de Contas Correntes do Banco. Tive oportunidade de conhecer várias pessoas competentes que trabalharam na empresa PROBAN (Ronan, Carlos Duarte e Luiz Cláudio), que me ensinaram muito e despertaram o interesse pela profissão de Análise de Sistemas. A minha inspiração foi a Analista Beatriz Ávila que na época tinha a mesma formação que eu e atualmente é Diretora na empresa CSU CardSystem. Tenho gratidão por todas as pessoas que contribuíram para a minha formação pessoal e profissional.

Na metade do meu curso de graduação eu descobri que a minha vocação/paixão era trabalhar na área de TI. Não tive dúvidas, fiz um curso de pós-graduação em Análise de Sistemas de Informação e segui em frente superando os problemas com criatividade. Participei de vários projetos desafiadores nas empresas UNISSA, DBA, OI, IBM e tenho orgulho de todas as etapas vencidas ao lado de pessoas competentes.  

Tenho 20 anos de experiência e continuo com a motivação dos primeiros tempos. A convivência com os colegas da geração Y da Prodabel: Adriana Siqueira, Camila Silveira, Leonardo Zanforlin, Jose Araujo S Filho, João Reis Batista, Ricardo Henrique T. Ozolio, Dupin e tantos outros, têm sido um grande aprendizado.

4-Cite uma situação em que você pôde contribuir para a projeção de uma pessoa

Quando a vida permitir vire a página e comece algo novo. Arrisque-se. Não tenha medo. Saia da sua zona de conforto. Com o tempo você se surpreenderá com sua capacidade de superar novos desafios.

Acho que Robert Wong considerado pela revista The Economist, um dos 200 mais destacados headhunters do mundo por seu talento de descobrir qualificações tem muito a nos ensinar. Vi vários vídeos dele e procurei resumir as dicas que podem contribuir para a projeção de uma pessoa:

Poucas pessoas se sentem felizes com seu emprego. 
Não procurem emprego. Procurem algo maior que um emprego. 
Descubram a sua vocação que significa chamado. 
Quando você descobre a sua vocação. O universo conspira o seu favor. As portas se abrem. 
Mais que importante que isso significa descobrir o seu dom. 

Cada um de nós recebeu um presente. 
Alguns conhecem e não utilizam. 
Poucos sabem e utilizam para o bem. 
Você sabe qual é o seu dom? 
Ao descobrir você tem uma grande responsabilidade, que significa dar resposta ao dom que você recebeu.

Qual o verbo mais importante ser ou ter? 
Na verdade o verbo mais importante é o verbo FAZER. 
O que você é ou tem não é privilégio seu. 
O que você faz com a habilidade que você recebeu é o que vai te dar uma condição de ser livre.

O que é preciso para fazer a diferença? 
Seja você mesmo. 
Para chegar a excelência, precisamos procurar ser melhor que nós mesmos. 
A competição é individual.

5-Passe uma mensagem para o Projetando Pessoas

Trabalhando numa empresa de telecomunicações, tive a ideia de criar um pote de valores com mensagens positivas para ajudar os colegas a superarem com dignidade as dificuldades que passávamos, devido aos novos rumos da empresa.

Os pensamentos foram retirados do jogo de cartas Feng Shui e de vários livros que li. 
Cada um pode imprimir os pensamentos em folhas coloridas e criar o seu próprio pote de valores.

O objetivo é deixá-lo em cima da mesa de trabalho, para ser consultado nos momentos difíceis. 

Vocês podem acrescentar ou eliminar mensagens. É um prazer compartilhar este tesouro com vocês.

Seguem algumas mensagens do Pote de Valores:

"A energia a força e a vontade ajudarão você a realizar seus desejos, insista e terá sucesso mas deverá usá-las com sabedoria, justiça e compreensão e fará do perdão seu lema".
"A situação pode tornar-se favorável. Busque aliados, saiba que a persistência na adversidade traz recompensas futuras".



10 comentários:

  1. Olá, Sandra!
    Se você permite, ousar-me-ei comentar o seu blog. Ótima entrevista! Inspiração necessária para um sucesso contínuo. Abraço! www.beabadosucesso.com.br

    ResponderExcluir
  2. Querida amiga

    Há nas palavras
    que nos fazem sentir
    o perfume da vida,
    o milagre da eternidade.

    Que os sonhos
    encham de luzes
    os teus caminhos

    ResponderExcluir
  3. Olá, queridas meninas
    Se ela formou-se com influência da linha dos Focolares... tem muito bom caráter e isso já me satisfez por completo independente das suas qualificações...
    Bjm de paz e bem às duas
    P.S. Feliz dia dos blogueiro pra vc, Sandrinha!!!

    ResponderExcluir
  4. Roberta Machado pelo facebook:"Li a matéria e adorei, ainda mais com notícias sobre Ginetta. Saudades daquele tempo... Mariápolis em Divinópolis, encontros, reuniões. Ab."

    ResponderExcluir
  5. Marcus Borba via facebook:"Parabéns, Jaqueline! Muito boa a entrevista!"

    ResponderExcluir
  6. Dia do Blogueiro – 20 de Março

    Já é finalzinho de noite, mas não poderia deixar de postar para parabenizar meus amigos que fazem da Blogosfera um espaço de compartilhamento de opiniões, de construção do conhecimento e de tantas manifestações da nossa cultura, de nosso jeito de ser...
    Obrigada a tod@s que seguem meu Blog – Reflexões de Lucélia Muniz – agradecimentos aos membros da Cia dos Blogueiros, do diHITT e da Rede de Blogs de Nova Olinda-CE.
    São vocês que me motivam a continuar alimentando com ideias o meu Blog! Parabéns Blogueiros! Um abraço!
    http://www.luceliamuniz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Cláudia Nishimoto via facebook:" Parabéns, Jaque! Adorei a entrevista e fiquei super feliz de ver publicada essas palavras e ideias bacanas e motivadoras que vc sempre nos passa.
    Eu tenho o maior orgulho em dizer que sou uma das pessoas que vc ajudou a projetar na Oi.
    Eu adorava sua caixinha de mensagens tb, da qual eu tirava uma mensagem todos os dias que me ajudava a começar bem o dia. Acho até que vou fazer uma pra mim tb pq é bem legal. rs
    Tenho um carinho enorme por vc e sou muito grata por tudo o que fez por mim, não apenas profissionalmente, como tb pessoalmente.
    Obrigada mesmo, amiga. Espero algum dia poder te retribuir.
    Bjs"

    ResponderExcluir
  8. Jaqueline, você é demais, minha amiga!
    Quanta competência camuflada!
    Quem vê sua simplicidade não imagina do que é capaz!
    Tenho muito orgulho de estar no rol dos seus amigos!
    Parabéns pela melhor da suas atribuições:
    O impulsionamento!
    Esse é um movimento Sagrado!
    Muitos trilharão seus caminhos à partir de você!
    Que Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Ailton Gomes Faion através do facebook:"Jaqueline Fontes de Oliveira, parabéns pela entrevista, você foi muito feliz em todas suas repostas! Fiquei ainda mais orgulhoso de ser seu amigo! Abraços no Jorge e Rafael Sumitani!"

    ResponderExcluir