terça-feira, 5 de março de 2013

Projetar Pessoas por Vania Carvalho




1-Perfil do Entrevistado - 

-nome,    Vania Carvalho
 
-descrição de sua experiência/perfil 
 
Sou profissional de Marketing, há mais de 30 anos, e minha formação superior foi em Comunicação Social, pela UFRJ. 
Comecei a carreira em Agência de Propaganda (Almap) mas logo vi que eu seria bem mais feliz em Marketing, atuando como cliente e trabalhando com diversas ferramentas de Marketing, além da própria Comunicação. 
Fui assistente de Marketing, gerente de Produtos, gerente de Grupo de Produtos, gerente de Marketing e Diretora de Marketing em diversas empresas, nacionais e multinacionais, de diversos segmentos. 
Passei por Alimentos (Fleishmann Royal, Nabisco), Cosméticos (L'Óreal e Unilever), Telecom (Intelig), Máquinas Pesadas (Brasif), Bebidas (Brahma) e Educação (Senac), minha atual ocupação. 
Sou casada e não tenho filhos.



 


2-Para você o que é Projetar Pessoas?  

Em primeiro lugar, é ter amor pelas pessoas, verdadeiramente, e querer transformá-las para melhor, ao longo da convivência. 
Falando especificamente no âmbito profissional, projetar pessoas é transformar profissionais iniciantes (estagiários e trainees, principalmente) em profissionais maduros, seguros, capazes de pensar e traçar estratégias por sua própria conta. 
É desenvolver profissionais e não ter medo que eles cresçam.

3-Conte uma vivência aonde você foi projetado enquanto pessoa.   

Apesar da cultura tida como "cruel", minha passagem pela Brahma (atual Ambev) me projetou como pessoa e como profissional. A experiência de quase 4 anos naquela corporação, com uma cultura tão particular e agressiva, me fez ter a dimensão exata da minha capacidade de trabalho, da minha habilidade de negociação, da minha força quando era preciso "brigar" pelo que eu acreditava.

4-Cite uma situação em que você pôde contribuir para a projeção de uma pessoa  


Modestamente (risos), acho que colaborei bastante para a projeção de algumas pessoas que hoje estão muito bem no mercado. Gosto de desenvolver pessoas, desde que elas também queiram isso e respondam bem aos estímulos e desafios. Como gestora, tive bons estagiários e trainees, especialmente na Nabisco, na Brahma, na Intelig e hoje no Senac. Acompanho até hoje a trajetória de vários deles e alguns são tão diretores quanto eu.

5-Passe uma mensagem para o Projetando Pessoas     

Minha mensagem é especialmente dirigida para aqueles que pretendem ser - ou que já são - gestores. Desenvolver pessoas é como educar: dá trabalho, muito trabalho, e exige dedicação e amor, mas vale muito a pena. É uma satisfação enorme ver como pessoas boas e capazes crescem e se tornam profissionais competentes.

6-Sugira o que gostaria de encontrar no blog Projetando Pessoas no próximo ano do blog     

Mais bate-papos sobre desenvolvimento de competências como liderança e gestão de pessoas, além de dicas sobre treinamentos presenciais ou online nessas áreas.

21 comentários:

  1. Mais uma mulher que Projeta ou Projetou pessoas .. Linda entrevista! beijos às duas!chica

    ResponderExcluir
  2. Retribuindo a visita, gostei muito do teu blog, as entrevistas são ótimas, parabéns pelo trabalho!
    Bom dia
    Bjs
    Emanuella

    ResponderExcluir
  3. Uma excelente entrevista. É a mulher poderosa dizendo pra que veio. Beleza!
    Abração.

    ResponderExcluir
  4. Oi Sandra:)

    Também peço desculpa pela ausência mas gerir o meu pouco tempo para o blog está a tornar-se uma tarefa muito complicada.
    Nunca sobra tempo para nada):

    Adoro suas entrevistas que nos dão a conhecer pessoas fantásticas. Parabéns pela iniciativa!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Debora Jardim enviou para Vânia pelo Facebook: "Parabénssssss poderosa!!!"

    ResponderExcluir
  6. Fábio Dametto enviou para Vânia pelo facebook:"Parabéns pela entrevista! Tenho as melhores lembranças e recordações do tempo em que trabalhamos juntos, a ponto de sentir saudades, muitas vezes. Aprendi muito e carrego comigo até hoje esses ensinamentos. Tenho certeza que o SENAC é outro, bem melhor, com você por lá. Beijos."

    ResponderExcluir
  7. Mario Andre Prioste remeteu via facebook:"Fui seu Trainee de Ambev, e Alem de aprender muito, tive o privilegio de conviver com uma mulher "maravilhosamente "... Charmosa... Vania Carvalho, sou seu fa numero 2... So perco para o Super Inacio !!! Bjs"

    ResponderExcluir
  8. Aida Burnier comentou no facebook:"Te devo tudo o que sou hoje! Você e Cristiani Palhares "me fizeram" o que sou hoje Sou eternamente agradecida a vocês duas e morro de saudade de trabalhar com vocês!"

    ResponderExcluir
  9. Carlos Campana via facebook:"Ei, Vânia ! Muito bacana e verdadeiro o seu depoimento. Não é à toa que você é tão querida por onde passou. Parabéns !!!"

    ResponderExcluir
  10. Luiz Carvalho deixou uma mensagem no facebook:"Com certeza você foi uma mentora na minha vida. Obrigado"

    ResponderExcluir
  11. No facebook Isabella Wanderley deixou o seguinte comentário: "Parabens Vania! Mesmo por pouco tempo juntas vc fez a diferença para mim. Continue assim!!"

    ResponderExcluir
  12. Raquel Velho no facebook:"Parabéns por sua linda missão!"

    ResponderExcluir
  13. Daniel Haschelevici comentou no facebook:" Vania aqui somos testemunhas do conteudo desta entrevistae tambem gratos pelo seu grande exemplo de liderança quando a Barbara Miranda trabalhou contigo. Familia Haschelevici grade."

    ResponderExcluir
  14. Cleise Munhoz deixou a seguinte mensagem no facebook:"Tb sou testemunha disso! Obrigada Vania Carvalho!!! Mil bjks minha e da Clarinha tb :) "

    ResponderExcluir
  15. Vania Carvalho comentou:"O mais gostoso de ler todos esses comentários e saber que as boas experiências foram vividas pelos dois lados: o meu como gestora (quem trabalhou comigo sabe como amo fazer isso) e o de vocês como parte das equipes. E assim a roda gira... Beijos"

    ResponderExcluir
  16. Luiz De Castro Elmice Soares via facebook:" Parabéns, querida amiga Vania! Quem trabalhou c vc e a conhece há mais de 30 anos, q o diga."

    ResponderExcluir
  17. Suelem Bento Serra comentou no facebook:"Parabens Vanita! Realmente vc eh uma excelente Lider! Me lembro ate hj de nossas conversas e conselhos que me dava sobre minha vontade de estudar ingles e estudar fora! muito sucesso pra vc! Vc merece! Bjinhos"

    ResponderExcluir
  18. Olá, queridas
    Amar e derramar amor é para os que recebem o Dom divino e santo...
    Bjm de paz e bem às duas

    ResponderExcluir
  19. Barbara Miranda via facebook "Querida amiga, mandou muito bem!!! Sim!!! Somos todos fans da Vania Carvalho!!! Beijos"

    ResponderExcluir
  20. Magda Castro no facebook:"Vânia, querida, tenho o maior orgulho de ter trabalhado com vc!! Bjs"

    ResponderExcluir